Charutos
 
HOME > ARTIGOS > COMO IDENTIFICAR UM HABANO
   

Como Identificar um Habano

Uma das maiores preocupações do fumador é como distinguir um charuto verdadeiro de um falso.

Acompanhe abaixo um passo a passo para evitar falsificações

Com o aumento do consumo de charutos o fumador também passou a ter um outro problema: o aumento de falsificações dos charutos cubanos. 

Como saber se o charuto que você está fumando é legítimo ou é falso ?

Algumas dicas básicas e atenção aos detalhes são fundamentais.

1. Na tampa da caixa no lado superior direito deverá aparecer um selo em vermelho e amarelo com a palavra Habanos.
2. No lado esquerdo lacrando a caixa um selo verde que atesta a procedência dos charutos. Um terceiro selo do importador brasileiro dá garantia de origem do produto atestando sua qualidade.
3. No fundo da caixa deverá estar estampado, em baixo relevo, a palavra Habanos S.A. (estatal que controla toda produção de charutos), Hecho en Cuba e Totalmente a mano (se o charuto for todo feito a mão) ou Hecho a mano (se o miolo for feito a máquina e a capa enrolada manualmente) ou sem nada, o que demonstra que o charuto foi feito a máquina
4. Ao abrir a caixa, verifique se os charutos têm a mesma cor e os anéis que os identificam estão alinhados.
5. Retire dois charutos da direita e a folha de cedro que faz a separação de um nível para o outro deverá ter um corte na parte superior direita, permitindo que se possa colocar o dedo e visualizar a segunda camada de charutos.
A segunda camada deverá ter a mesma cor da camada de cima e os anéis deverão estar alinhados. O espaço ocupado pelo 26º. charuto irá trazer um cepo de madeira ou um papelão no lado esquerdo, sempre do tamanho do charuto e não pela metade. Os charutos podem variar de cor de uma caixa para outra, mas sempre serão iguais dentro da caixa onde foram condicionados.
6. Por último, verifique a construção interna dos charutos para checar se todos estão bem enrolados e não apresentam falta de fumo em seu interior.

 

Desvendando os códigos

Na parte inferior das caixas encontra-se
a "carteira de identidade" dos Habanos

Desde 1985 a empresa estatal Habanos S.A., que controla toda produção e comercialização de charutos cubanos, vem utilizando um sistema de códigos.

Trata-se de um carimbo na parte inferior da caixa cuja informação é objeto de interesse de muitos aficionados por permitir determinar quando e onde foram fabricados seus charutos preferidos. 

Mantidos em segredo e alterados regularmente, os códigos cubanos estão descritos nas tabelas abaixo desde o primeiro (NIVEL ACUSO), de 1985, até o mais recente.

Confira.

 

Atualização - Nota do Editor

Na época da publicação deste artigo, as caixas dos charutos cubanos ainda não vinham com códigos de barra. Desde 2010, TODAS as caixas de charutos cubanos, vêm com um código de barras junto ao selo da República de Cuba.

Para verificar se o charuto é original ou falso, basta entrar no site www.habanos.com no link abaixo e digitar os números desse código de barras.

http://www.habanos.com/Sellos/Info/VerificaSelloCajon

Veja abaixo a parte do site da habanos onde você pode verificar a autenticidade dos charutos cubanos que você adquiriu.

Se você adquiriu charutos cubanos de algum fornecedor e a caixa nem código de barras tinha, ou o fornecedor lhe contou alguma história de que as caixas saíram da fábrica antes de serem cadastradas, como se diz por aí: _corre que é fria!

 

 

 

 
   
 

Onde Comprar Charutos
FAQ's Sobre Charutos
Charutos e Bebidas
Whisky e Charutos
A Arte de Degustar
Bitolas e Tipos
Marcas e Países