Charutos
 
CHARUTOS > brasileiros > don porfírio
     
 
 

Don Porfírio

Fundação: 1999
Fábrica:
Procedência do Tabaco: Os charutos DON PORFÍRIO começaram sua história em 1999, quando o Sr. Mário César Gonzalez e a Sra. Cecília Garcia conheceram o charuteiro cubano Diógenes Puentes que tinha emigrado para Brasil. A situação da economia brasileira sugeria buscar novas alternativas de negócio, pois o mercado internacional atravessava uma grande crise e isto havia afetado de maneira negativa a empresa de César e Cecília, que se dedicavam ao comércio internacional de metais. Assim decidiram fundar uma fábrica de charutos no interior de São Paulo, pois como apreciadores foi um sonho que sempre os perseguiu e acreditavam que aqui existiam as condições necessárias para fazê-lo.

 Tomada a decisão, viajaram ao interior da Bahia onde são produzidos os melhores fumos para a fabricação de puros do Brasil. Lá  conheceram o Sr. Felix Menendez e o Sr. Arturo Toraño da empresa Menendez & Amerino, que lhes acolheram muito bem e lhes orientaram sobre as características do fumo brasileiro, e deram as facilidades para os primeiros passos no início da fábrica.

 Diógenes Puentes ocupou-se com a escolha da matéria-prima, com a preparação do blend e treinamento do pessoal que iria trabalhar na fábrica. César e Cecília se encarregaram da gerência da fábrica e da criação das condições imprescindíveis de trabalho e começaram a dar forma a aquele sonho.

 No início os charutos foram chamados de González Garcia (GG), sobrenomes dos fundadores e proprietários. Esses primeiros charutos feitos foram da bitola Panetelas, pois eram os moldes que tínham. Pouco tempo depois o Sr. César encontrou a forma de fabricar moldes para vários tipos de charutos e passaram a fabricar Churchil, Coronas Gordas, Belicosos e outros formatos que o mercado exige, além de passar a fornecer molduras de excelente qualidade para a empresa que ao inicio nos forneceram as primeiras. Hoje é um dos negócios que a fábrica oferece a interessados em produzir os mais variados formatos de charutos.

 Na opinião dos fumadores os puros eram de excelente qualidade, mas não tivemos a sorte de introduzi-los no mercado com sucesso. Apesar da boa crítica, demonstrou que o trabalho ia ser mais difícil do que se pensava. Fizeram vários intentos através de eventos e distribuidores que prometiam sucesso mas nunca apresentaram resultados efetivos. Isto levou aos donos a buscar um nome diferente e surgiu a idéia de DON PORFÍRIO.

 A idéia foi bem acolhida, pois o nome assemelhava-se a palavra "Porfiado" que em espanhol significa "Teimoso". Isto deu um novo ímpeto a fábrica pois combinava realidade e força. Foram realizados novos intentos de introdução no mercado e um marketing mais agressivo, anilhas diferentes e embalagem mas sofisticadas. As pessoas gostavam e se mostravam interessadas em fumar, mas as tabacarias ainda não se atreviam a por um novo produto em suas prateleiras. Isto fez que o custo, tempo e dinheiro fosse muito alto. Os fundadores tiveram que parar com o trabalho que vinha sendo realizado e onde se depositaram tantos sonhos, pois a demora para colocar o puro no mercado causou um desgaste irreparável.

 Diogenes optou por continuar pois não tinha outra escolha, era o que melhor sabia fazer e acreditava que ainda havia uma chance. Conseguiu colocar parte do estoque que havia sobrado no mercado e com isso conseguiu comprar matéria prima novamente, contratar novos funcionários e mesmo em menor escala a fábrica continuava a produzir, e ganhava seu pequeno espaço no mercado.

 Diógenes havia aprendido a conhecer os segredos de fabricar puros em Cuba com sua família por parte de pai, principalmente com o seu avó Carlos Puentes (a quem fizeram uma homenagem recentemente), que o induziu a conhecer essa arte desde jovem. O velho fazia os seus chautos em casa e os novos aprendizes também praticavam enrolando puros para ele e seus amigos, mas não era um negócio com fim lucrativo na época. Com o passar do tempo por causa das necessidades em que se vive em Cuba, passou a fabricar puros para sobreviver, mas como este era um negócio proibido no País, começou a trabalhar na fábrica Romeo y Julieta, onde se fez especialista em fabricar charutos figurados, especificamente na galera dos charuto Cuabas, onde fabricou os formatos Exquisitos e Generosos. Experiência esta, que depois aplicou na fábrica Don Porfírio com a produção de figurados como os Belicosos, Puentes e Simone & Pimienta (este último procura chamar a atenção das mulheres).

Em 2002 a fábrica se encontrava numa situação muito difícil quando finalmente conseguiu entrar no mercado com os charutos Belicosos, Coronas Especiales e Coronas Premium. Formatos que fazem parte da linha regular da empresa pois já ganharam seu lugar entre os apreciadores de DON PORFÍRIO. Mesmo assim o caminho tem sido cheio de obstáculos. Em 2004 tiveram que parar por dez meses por ter dificuldades para comprar a matéria prima que vem da Bahia e só recomeçou em novembro de 2004 mês em que fizeram sociedade com investidores que apostaram no produto.

 Atualmente a fábrica enfrenta o desafio de crescer sem que isto afete a qualidade o que sempre foi primordial em sua política empresarial desde sua idealização e priorizando em todos seus projeto ao consumidor brasileiro pois acredita que o mercado internacional só se conquista oferecendo com orgulho o que o povo gosta.

 Hoje Diógenes Puentes é o responsável pela produção, sua esposa Wilma Simone pela comercialização, os sócios participam da administração e no crescimento da empresa. Um trabalho em equipe que pretende poder atender de forma satisfatória a crescente demanda nacional e posteriormente ampliar seus negócios ao exterior. Os senhores Gonzalez e Garcia continuam a oferecer toda sua valiosa experiência no ramo do negócio para a fábrica sempre que  precisar e veem com orgulho o desenvolvimento do que tanto sonharam.

 

     
Don Porfírio Barones
150mm x20mm
 
       
   
     
    Nota média das avaliações:9,0
     
  Envie sua Avaliação
Confira as avaliações deste charuto:
     
Euripedes J.
Anápolis - GO
  Muito bom! Aliás, depois que comecei a queimar os Don Porfírio, todas as bitolas, deixei até dominicanos e outros de lado!!! Nota 9,1.
     
Isaac L. A.
Rio de Janeiro - RJ
  Boa degustação, queima uniforme e excelente aroma porem com fluxo comprometido em função da prensagem. Nota 8,3.
     

Marcelo F. de O.
São Paulo - SP

  Nada melhor do que o tempo e a experiência para que se possa produzir algo de tamanha qualidade como é o caso deste puro e fino exemplar. Tem gosto de história e tradição. Nota 9,6.
     
 
 
Don Porfírio Puentes
174mm x22mm
 
       
   
     
    Nota média das avaliações:--
     
  Envie sua Avaliação
Confira as avaliações deste charuto:
     
    Ainda não há avaliações sobre este charuto. Envie a sua.
 
 
Don Porfírio Corona Especiales
(Medium Filler)
150mm x 18mm
 
       
   
     
    Nota média das avaliações: 7,6
     
  Envie sua Avaliação
Confira as avaliações deste charuto:
     
Antonio Carlos S. Silva
São Paulo - SP
  Meu charuto do dia a dia, apesar de não ser um charuto top de linha, tem um sabor bastante agradável e merece minha forte recomendação. Nota 8,0..
     
Aurélio F.
São Paulo - SP
  Um começo ruim, porém evolui mas não chega a ser bom. Fumo imaturo, construção ruim e inconsistente. Fluxo solto. Pode ser interessante para o fumante iniciante, dado o preço. Nota 6,0.
     
Igor D.
Caeté - MG
  Pequena decepção, tendo em vista ter sido altamente recomendado por alguns apreciadores. A queima mostrou-se irregular mantendo-se, no entanto, acima da maioria dos nacionais. Nota 6,3.
     
Carlos P.
Aracaju - SE
  Gostei muito deste charuto, dos nacionais esta sendo o primeiro da lista. A queima foi perfeita, regular e suave. Aroma e sabor marcante. Nota 8,1.
     
Davi G. M.
Cruz Alta - RS
  Boa combustão, constante e regular. O Aroma muito agradável e suave com um fluxo fácil e com um retrogusto muito bom. Dentre os charutos brasileiros é um dos melhores senão o melhor. Nota 7,6.
     
João Miguel
Joinville - SC
  Sabor marcante com uma queima suave resultando em uma cinza clara e consistente. Para mim o melhor da marca. Nota 9,3.
 
 
Don Porfírio Belicoso (Long Filler)
140mm x 20mm
 
       
   
     
    Nota média das avaliações: 7,6
     
  Envie sua Avaliação
Confira as avaliações deste charuto:
     
André de L.
Curitiba - PR
  Don Porfirio é um charuto que me surpreende a cada dia! Começa suave até a metade,dai começa a liberar sabores que eu vi em poucos charutos nacionais. Mais do que aprovado!!! Nota 8,5.
     
Matias C.
Recife - PE
  É o número 2 da marca. Bem construído, fumaça densa, cinza que beira os 3,0cm. Gosto e retrogosto similar, sem alteração. Um charuto  que  se aprimora em sabor no 2º terço. É uma pena não ser vendido em petaca. Nota 8,2.
     
Rafael N.
Brasilia - DF
  Charuto interessante. O corte é simples. Queima regular. Bom fluxo. Bom sabor. Principal defeito: amargou no final. Relação custo benefício apenas razoável. Pelo mesmo valor, fuma-se charutos superiores. Nota 8,4.
     
Mauricio N.
São Paulo - SP
  Charuto sem grandes pretensões, amargo a partir da metade. Existem nacionais muito melhores. Achei caro para a qualidade apresentada. Nota 6,7.
     
Aloisio A.
São Paulo - SP
  Estou degustando o capa clara, a capa não me chamou muita atenção mas o gosto está muito bom e é uma boa opção pra quem quer um nacional com preço bom. Nota 8,6.
     
Bruno S.
São Paulo - SP
  Que surpresa triste!Ao sentir este charuto, senti o mesmo bem macio e a capa com muitos veios. Mais ao acender senti que poderia mudar o que estava achando. Primeiro terço com um fluxo solto e com bastante fumaça. Segundo terço começou com a minha tristeza, pois amargou demais...Chegando a pegar bastante na garganta. Para completar minha tristeza com este Don Porfirio Belicoso, Quando comecei a remover a anilha, percebi que a cola tinha pego na capa...Ao terminar de desenrolar a anilha, a capa soltou todinha e desmontou o charuto. FOI UMA GRANDE TRISTEZA!! Nota 6,8.
     
 
 
Don Porfírio Robusto (Long Filler)
127mm x 19mm
 
       
   
     
    Nota média das avaliações: 8,8
     
  Envie sua Avaliação
Confira as avaliações deste charuto:
     
Cipriano D.
São Paulo - SP
  Um dos primeiros charutos  que degustei e ainda degusto , boa queima bom fluxo ótima relação custo x  beneficio é ótimo quando degustado com uma boa caipirinha suave. Boa puxada. Nota 7,3.
     
Andre de L.
Curitiba - PR
  Um dos melhores robustos que ja fumei até hoje! Excelente evolução e nao amarga no final. Capa lindissima! Um charuto  muito bem construído. Eu recomendo. Nota 10.
     
Cipriano D.
São Paulo - SP
  Um Bom charuto. O segundo que degustei quando comecei e até hoje numca deixo minha caixa sem pelo menos 3 unidades do robusto aliado a uma boa cachaça depois de uma refeição  é uma ótima escolha. Ainda não tem a queima perfeita dos Havanas mas no quesito nacional é uma boa escolha. Nota 8,5.
     
Rogério Z.
São Paulo - SP
  Charuto meio travado, a queima não é boa como a maioria dos nacionais, aroma suave e fraco. Tempo aprox. de 45 min. Nota 6,7.
     
Clovis C.
São Paulo - SP
 

Para mim  o Don porfirio Robusto é o melhor custo/benefício  que existe no pais, é um charuto de qualidade,  excelente aroma. Maravilhoso, é meu charuto  do DIA a DIA , não troco nenhum charuto Dominicano por um Don Porfírio. Nota 9,1.

     
Marcelo F.
Curitiba - PR
  Ótimo, sou apreciador de várias marcas nacionais, cubanas, hondurenhas etc. Quando opto por um nacional sempre acabava em um Dona Flor, mas depois que experimentei o Don Porfírio fico dividido entre os dois e acabo comprando o Don. Nota 8,1.
     
Rafael N.
Brasilia -DF
  Um bom charuto. Boa apresentação, fluxo firme e sabor agradável. Porém, como parece acontecer a quase todos os nacionais, queima de forma irregular. Mesmo assim, um bom custo benefício. Nota 8,6.
     
Raul B.
Vila Velha - ES
  Sem dúvidas um dos melhores robustos que já fumei. Falta ao Don Porfírio só uma melhora no que se refere a queima, que ainda é bem irregular. No mais sou só elogios. Nota 8,7.
     
Everaldo L. R.
Florianópolis - SC
  Gostei muito do charuto. Dos nacionais, uma excelente opção para quem quer degustar no dia a dia. Muito boa apresentação, bom fluxo, bom aroma, um retrogusto mentolado. Muito bom. Nota 9,0.
     
Winter J.
Macapá - AP
  Estou maravilhado, otimo fluxo e bem aromatico,recomendo a ser acompanhado com uma bebida pinacolada fica ainda mais maravilhoso,aconselho principalmente pelo custo beneficio. Nota 9,7.
     
João B.
Niterói - RJ
  Degustei-o pela primeira vez quando ofertado pela Charutaria MX (Niterói-RJ), durante uma tarde de degustação e apresentação da marca. Aprovei sua qualidade para um charuto nacional. Presenteei os amigos que também gostaram. No início suave e no final forte e encorpado. Nota 8,1.
     
Steve K.
Summit - NJ
  Wow... I never guessed I would give a Brasilian cigar a 10 rating!! I smoked the Diogenes Puentes cigars, and didn't like them at all. The same guy made these in a different factory, with long filler leaves. This other cigar is completely different. If you're into full-bodied cigars, then you should definitely try these. Nota 10.
     
Casa D´Agostini
Las Vegas - NV
  Nice wrapper, little veins and seamless. Firm/soft touch and cocoa nose before lit. Nice construction! Relatively complex, developing notes of coffee and cedar among with leather and earth on the 2nd half. Grayish solid ash. Great surprise on this brazilian stick. Nota 8,8.
     
Marco Antonio S.
Londrina - PR
  Boa história,bom charuto,feito num bom país...queima uniforme e ótimo retrogosto são os quesitos que mais surpreenderam! Nota 9,9.
     
 
 
Don Porfírio Compactos
100mm x 16mm
 
       
   
     
    Nota média das avaliações: 8,1
     
  Envie sua Avaliação
Confira as avaliações deste charuto:
     
Marcos P. Shankar
São Paulo-SP
  Adoro esse charutinho, após o almoço, para uma fumada rápida, para mim é imbatível, não recomendo para quem quer fluxo muito solto, pois é bem apertado. Nota 8,5.
     
Ricardo A.
Taboão da Serra - SP
  Um ótimo charuto pra depois do almoço. Uma fumada rápida e com qualidade. Nota 8,3.
     
Edher M.
São Paulo - SP
  Um charuto que cumpre seu papel de.... charuto. Boa queima e sabor agradável, mas não se iguala aos grandes brasileiros e muito menos aos cubanos. Para quem quer uma coisa diferente vale a pena experimentar, até mesmo pq o custo é baixo. Uma boa baforada em um dia comum. Nota 8,6.
     
Rogério Z.
São Paulo - SP
  Charuto com sabor médio e agradável. Não aconselho para iniciantes que devem começar com charutos de sabor leve. Boa qualidade entre os nacionais. Nota 7,1.
     
Milton S.
São Paulo - SP
  Após o almoço, perfeito, excelente opção. Nota 8,2.
     
Rafael M.
São Bernardo do Campo - SP
  Para quem quiser conhecer algo diferente de baixo custo é interessante, mas nada além disso...Tem boa queima, mas percebe-se um tabaco de baixa qualidade, visualizado principalmente nas cinzas escuras e inconsistentes. Nota 7,5.
     
Daniel C.
Jundiaí - SP
  Um otimo charuto. recomendo a todos. T.F.A. Nota 8,25.
     
Claudio C. M.
São Paulo - SP
  Fiquei gratamente surpreso. Excelente charuto nacional. Comprei uma lata com cinco compactos e foi um melhor do que o outro. Fluxo excelente, saboroso e retrogosto ótimo com notas de nozes e leve toque picante. Queimaram perfeitos como um havano. Vou continuar a comprar mais dele! Recomendo. Nota 8,3.
     
Bruno F.
Jundiaí-SP
  Na minha opinião é um brasileiro muito útil para quem não tem muito tempo durante o dia, podendo apreciá-lo de forma rápida e satisfatória. Nota 8,3.
     
Tiago C. de M.
Curitiba - PR
  Charuto de queima regular e muito fluxo! O sabor é pouco complexo e sem evolução, apesar de não apresentar amargor até o final. É um charuto mediano, mesmo para uma degustação descompromissada. O próximo que vou experimentar será o Minutos, para criar uma referência se tratando de "nacional" e "compacto". Nota 7,0.
     
 
 
Don Porfírio Belicoso MF
140mm x 20mm
 
       
   
     
    Nota média das avaliações:--
     
  Envie sua Avaliação
Confira as avaliações deste charuto:
     
    Ainda não há avaliações sobre este charuto. Envie a sua.
 
 
Don Porfírio Robusto MF
123mm x20mm
 
       
   
     
    Nota média das avaliações:--
     
  Envie sua Avaliação
Confira as avaliações deste charuto:
     
    Ainda não há avaliações sobre este charuto. Envie a sua.
 
 
Don Porfírio Corona MF
135mm x16mm
 
       
   
     
    Nota média das avaliações:--
     
  Envie sua Avaliação
Confira as avaliações deste charuto:
     
    Ainda não há avaliações sobre este charuto. Envie a sua.